Ipea reduz projeção para crescimento do PIB e vê mais inflação em 2021

Por Rodrigo Viga Gaier

Supermercado limita venda de produtos em meio a restrições de combate à Covid-19

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reduziu nesta terça-feira a projeção de crescimento da economia brasileira neste ano ao mesmo tempo em que elevou a estimativa de inflação por conta do agravamento da pandemia de Covid-19 e por dificuldades fiscais e no mercado de trabalho.

A nova projeção prevê um crescimento de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 ante estimativa de 4% feita no fim do ano passado. Para 2022, o Ipea projeta uma taxa de expansão de 2,8%.

Já a projeção para a inflação oficial do instituto passou a 4,6% este ano, contra alta do IPCA de 3,70% calculada em fevereiro. A meta de inflação para o IPCA em 2021 é de 3,75%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

“Duas questões críticas se sobressaem no quadro atual da economia brasileira: um mercado de trabalho em que a ocupação ainda se encontra distante dos níveis pré-pandemia e um desequilíbrio fiscal que se aprofundou no ano passado, cuja reversão em direção à trajetória pré-pandemia enfrenta desafios de curto e longo prazos”, explicou o Ipea.

“A combinação de uma situação fiscal frágil com a necessidade de começar o processo de normalização da política monetária diante da elevação recente da inflação significa que o escopo para a política econômica se contrapor aos efeitos do recente agravamento da pandemia é menor do que em 2020”, completou.

Por um lado, a possível melhora mais forte da economia global pode impulsionar as vendas externas brasileiras e ajudar no ritmo de crescimento do PIB. Mas por outro lado a alta das commodities pode pressionar a inflação este ano, assim como a escassez de insumos para alguns setores.

O Ipea prevê dificuldades para a atividade econômica no primeiro semestre e uma possível reação na segunda metade do ano. Nem mesmo a retomada do pagamento de auxílio emergencial, será suficiente para dar fôlego à atividade no curto prazo, em meio a incertezas quanto à capacidade de ajustes nas contas públicas.

“As previsões para 2021 partem de um cenário de curto prazo em que a economia tende a perder ritmo em virtude do recrudescimento da crise sanitária da Covid-19 e do consequente endurecimento das medidas de isolamento social por parte dos governos estaduais e municipais”, avaliou o Ipea.

Na pesquisa Focus mais recente realizada pelo Banco Central junto a uma centena de economistas, a expectativa é de um crescimento do PIB em 2021 de 3,18%, com a inflação a 4,81%.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2T1BU-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.