A partir desta segunda-feira (3), proprietários de imóveis em Curitiba já podem gerar o boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023. A guia de pagamento pode ser emitida pelo aplicativo Curitiba App ou pela internet.
O vencimento do IPTU 2023 é em 20 de abril. Para pagamento à vista, o desconto foi ampliado, neste ano, de 4% para 10%.
É possível também parcelar em até dez vezes, de abril de 2023 a janeiro de 2024, também com vencimento todo dia 20. O prazo para impugnação é 5/5.
Para quem quiser esperar pela correspondência com o boleto de cobrança, o documento foi enviado nesta segunda-feira (3) para os Correios e começa ser distribuído nesta semana. O IPTU 2023 incide em 950 mil imóveis em Curitiba. A carta traz o boleto para pagamento à vista e para a primeira parcela.
Como gerar o boleto do IPTU Curitiba 2023
Pelo Curitiba App, que pode ser baixado pela Apple Store ou a Play Store, ou pela internet é possível gerar o documento de arrecadação de um mês ou de todas as parcelas de uma só vez. Para isso, será necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ.
No site (neste link), há as opções “Gerar carnê completo” e “Emitir parcela atualizada”. O usuário poderá salvar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) em formato PDF, imprimir ou copiar o código de barras.
O DAM poderá ser pago nos bancos conveniados, nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. Também será possível pagar por cartão de débito ou crédito ou ainda colocar em débito automático.
Os bancos conveniados para pagamento são Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Itaú/Unibanco; Sicredi; Sicoob; Mercantil e Ailos.