Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Curitiba, PR
Clima
20.6ºC
Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Irã insiste em suspensão de sanções dos EUA para retomar negociação nuclear

Reuters

Reuters

Por Parisa Hafezi

Bandeira do Irã na sede da Agência Internacional de Energia Atômica em Viena

DUBAI (Reuters) – O Irã disse nesta segunda-feira que os Estados Unidos deveriam suspender sanções em primeiro lugar se querem conversar com Teerã para salvar o acordo nuclear de 2015 com potências mundiais que o ex-presidente Donald Trump abandonou.

O presidente norte-americano, Joe Biden, disse que Washington está disposto a conversar sobre a retomada dos compromissos das duas nações com o pacto, segundo o qual Teerã obtém um alívio das sanções limitando suas atividades nucleares – mas os dois lados querem que o outro dê o primeiro passo.

O Ocidente teme que o Irã queira fabricar armas nucleares, enquanto a República Islâmica diz que isso nunca foi seu objetivo.

“O governo do presidente Joe Biden deveria mudar a política de pressão máxima de Trump para Teerã… se eles querem conversas com o Irã, primeiro deveriam suspender as sanções”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Saeed Khatibzadeh.

No domingo, Washington disse que está decepcionada com a recusa de Teerã de realizar conversas, mas que está pronta para “retomar uma diplomacia sensata” e que consultará as grandes potências.

Enquanto o Irã exige a suspensão das sanções dos EUA primeiro, Washington diz que Teerã precisa voltar a cumprir o acordo, que o Irã vem desrespeitando progressivamente desde 2019.

A chancelaria iraniana exortou o Conselho de Governadores de 35 nações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a não “criar uma confusão” endossando uma iniciativa liderada pelos EUA para a adoção de uma resolução contra a decisão de Teerã de diminuir sua cooperação com a agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH201D1-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Ative as notificações e fique por dentro das notícias

Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia