JPMorgan testa módulo de pagamentos por meio de blockchain

Por Anna Irrera

.

LONDRES (Reuters) – O JPMorgan testou recentemente pagamentos em blockchain entre satélites, disseram executivos do banco à Reuters, mostrando que os dispositivos digitais podem usar a tecnologia por trás das moedas virtuais para transações.

A chamada Internet das Coisas (IoT), em que dispositivos se conectam uns aos outros, está mais associada a eletrônicos de consumo, incluindo alto-falantes inteligentes como Amazon Echo e Google Home, e os bancos querem estar prontos para processar pagamentos quando esses dispositivos inteligentes começarem a fazer transações de forma autônoma.

Umar Farooq, presidente da Onyx, empresa de blockchain do JPMorgan, achou que o espaço é o lugar legal para experimentar.

“A ideia era explorar os pagamentos de IoT de uma forma totalmente descentralizada”, disse Farooq. “Nenhum lugar é mais descentralizado e separado da terra do que o espaço.”

Para executar o experimento espacial, a equipe de blockchain do banco não enviou seus próprios satélites ao espaço, mas trabalhou com a empresa dinamarquesa GOMspace, que permite que terceiros rodem software em seus satélites.

Farooq disse que o teste do satélite mostrou que as redes de blockchain podem potencializar transações entre objetos do dia a dia. O teste também mostrou que pode ser possível criar um mercado onde satélites enviam dados uns aos outros em troca de pagamentos, à medida que mais empresas privadas lançam seus próprios dispositivos no espaço, disse Tyrone Lobban, chefe de lançamento de blockchain da Onyx.

O blockchain, que surgiu primeiro como software que sustenta as criptomoedas, é um livro-razão digital compartilhado de transações. As empresas financeiras investiram milhões de dólares para encontrar usos para a tecnologia, na esperança de reduzir custos e simplificar processos de TI, como liquidação de títulos ou pagamentos internacionais.

Mas até agora o blockchain ainda não teve impacto generalizado nos serviços financeiros.

O JPMorgan tem sido um dos bancos mais ativos no blockchain, anunciando que criou seu próprio livro-razão distribuído chamado Quorum em 2016. O banco também desenvolveu uma moeda digital chamada JPM Coin e, em 2020, criou a Onyx.

A Onyx tem mais de 100 funcionários e seus aplicativos de blockchain estão perto de gerar receitas para o banco, disse.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1N1AB-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.