Justiça determina recall imediato de petiscos para cães da Bassar

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), notificou, na quarta-feira (14), a empresa Bassar Pet Food para que seja apresentado o recall compulsório dos petiscos caninos Bassar Snack Every Day e Bassar Dental Care. A decisão é baseada nos recentes relatos de mortes de cães que ingeriram os snacks da marca.

Foto: Reprodução

Na semana passada, a Senacon já havia anunciado o recall de todos os petiscos fabricados a partir do dia 7 de fevereiro. A entidade afirma, no entanto, que o recolhimento informal dos produtos – sem ampla divulgação e nos termos regulamentados pelos órgãos competentes – pode ser demorado e ineficaz, apresentando riscos aos consumidores e aos animais de estimação.

“De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, fornecedores que saibam dos riscos dos seus produtos e serviços após a introdução deles no mercado devem comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores”, alegou a Senacon, acrescentando que, caso a determinação de recall não seja cumprida, a empresa poderá enfrentar processos administrativos.

Dados divulgados pela Polícia Civil no início do mês apontavam para 40 mortes de cachorros após ingerirem produtos contaminados. Os casos de intoxicação são investigados em nove estados e no Distrito Federal, por dois tipos de contaminação: aflatoxina – fungo encontrado em amostra de rações da marca Bocão – e etilenoglicol – encontrado nos petiscos da marca.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.