Libaneses se reúnem para apoiar pedidos de neutralidade do país em conflitos

BEIRUTE (Reuters) – Centenas de libaneses se reuniram na sede da igreja maronita neste sábado para apoiar pedidos de seu líder para que o país fique neutro nos conflitos regionais, uma maneira de sair da crise política e econômica.

A economia do Líbano está em colapso financeiro desde 2019, e políticos rivais não conseguem formar um governo desde que o último se desfez depois da explosão de 4 de agosto na capital, deixando o país sem direção.

O patriarca maronita Bechara Boutros Al-Rai pediu repetidas vezes para que políticos rivais cheguem a um acordo sobre um novo governo e recentemente solicitou uma conferência internacional liderada pela ONU para ajudar a quebrar o impasse.

“Vocês vieram de todas as partes do Líbano… para apoiar duas coisas: neutralidade e uma conferência internacional para o Líbano sob os auspícios da Organização das Nações Unidas. Em uma palavra, vocês vieram salvar o Líbano”, disse Rai, que é o clérigo mais importante do cristianismo no Líbano, ao público na sede da igreja em Bkirki.

“Por meio de uma conferência internacional, queremos anunciar a neutralidade do Líbano para que não volte a se tornar uma vítima de conflitos, guerras e divisões”, afirmou. “Não há dois Estados em uma terra e não há dois Exércitos em um Estado.”

(Reportagem de Maha El Dahan e Laila Bassam)

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.