Líder da oposição na Venezuela Guaidó conversou com secretário de Estado dos EUA, dizem fontes

CARACAS (Reuters) – O líder da oposição venezuelana Juan Guaidó conversou com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, nesta terça-feira, segundo quatro pessoas familiarizadas com o assunto, no contato de mais alto nível dos EUA com Guaidó desde que o presidente Joe Biden assumiu o cargo em 20 de janeiro.

O Departamento de Estado não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Washington reconheceu Guaidó como líder legítimo da Venezuela em janeiro de 2019 depois que Guaidó, então líder da Assembleia Nacional controlada pela oposição, invocou a Constituição para assumir uma Presidência interina, argumentando que a reeleição do presidente Nicolás Maduro em 2018 foi fraudulenta.

Maduro, que manteve o poder apoiado pelos militares do país e aliados, incluindo Rússia, China e Cuba, argumenta que Guaidó é um fantoche dos EUA que busca derrubá-lo em um golpe.

Guaidó e Blinken discutiram ajuda humanitária à Venezuela, que sofre uma crise econômica há anos, bem como o fornecimento de vacinas contra o coronavírus ao país, de acordo com uma das pessoas, que falou sob condição de anonimato.

(Reportagem de Brian Ellsworth e Mayela Armas em Caracas; Reportagem adicional de Matt Spetalnick em Washington)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH211L0-VIEWIMAGE