Lira defende análise de PEC que dificulta prisão de parlamentares

SÃO PAULO (Reuters) – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira que a Casa analise uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta a prisão de parlamentares, afirmando que a inviolabilidade da voz e do voto dos legisladores precisa ser preservada.

Presidente da Câmara, Arthur Lira

Na quarta, a Câmara aprovou a admissibilidade da proposta, que vem sendo chamada de “PEC da Impunidade” e que é vista como uma reação da Casa à detenção determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) pela divulgação de um vídeo com ataques a ministros do STF.

A decisão unânime do Supremo de manter determinação monocrática do ministro Alexandre de Moraes pela prisão de Silveira foi também confirmada pelo plenário da Câmara na semana passada.

“A Câmara dos Deputados se posicionou na semana passada que a inviolabilidade da fala do deputado não é plena, não é total, com relação principalmente aos princípios democráticos”, disse Lira a jornalistas.

“Inviolabilidade com relação à imunidade parlamentar não será plena quando for contra a democracia”, acrescentou ele.

Ao mesmo tempo, Lira reclamou do que chamou de “conclusões precipitadas” em relação à PEC, que vem sendo alvo de críticas por parcelas significativas da sociedade, que veem na medida uma blindagem aos parlamentares.

“Todos nós sabemos que admissibilidade de PEC, a discussão deveria se ater tão somente à sua constitucionalidade”, afirmou.

“Qual o remédio para esclarecer um assunto que deixou o Supremo sem alternativas de posicionamento? Regulamentar o artigo que fala de imunidade parlamentar quanto a sua voz e quanto ao seu voto… Essa inviolabilidade tem que ser mantida”, disse.

Após aprovar a admissibilidade da PEC, a Câmara deve analisar o mérito da proposta na tarde desta quinta.

(Por Eduardo Simões)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1O10I-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.