Loggi recebe aporte de R$1,15 bilhão, vai abrir 7 armazéns no Brasil em 2021

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) – A companhia de entrega de encomendas Loggi anunciou nesta segunda-feira uma nova captação, de 1,15 bilhão de reais, para ampliar a área de atuação e reduzir os prazos de entrega, com empresas do setor correndo para marcar posição num mercado que explodiu na esteira da pandemia da Covid-19.

A rodada foi liderada pela CapSur Capital e envolveu também o fundo Verde do gestor Luis Stuhlberger; além de investidores atuais, como monashees, Softbank, GGV, Microsoft e Sunley House, afirmou a Loggi.

Fundada em 2013, a Loggi vinha dobrando os volumes de entregas ano a ano. Em 2020, diante do isolamento social imposto pela a pandemia, o crescimento foi acelerado para 360%.

Diante disso, no ano passado a companhia ampliou a base de centros de distribuição de um para sete e abriu dezenas de agências próprias, chegando a cerca de mil municípios do país.

Fortalecida pela captação bilionária, a companhia prevê adicionar centenas de funcionários à sua base atual de 2 mil e abrir mais sete centros logísticos em 2021, incluindo em Londrina (PR), em cidades do Nordeste e no interior paulista, disse o vice-presidente de finanças da Loggi, Thibaud Lecuyer.

O anúncio reflete a percepção de que, embora em aceleração, o comércio eletrônico no Brasil ainda levará anos em expansão robusta até atingir níveis parecidos com os de Europa, Ásia e Estados Unidos, com previsões de consultorias especializadas de crescimento médio anual superior a 20%.

“Naturalmente isso abriu os olhos de muita gente”, disse Lecuyer em entrevista à Reuters.

De fato, nos últimos meses, gigantes do comércio eletrônico com estrutura própria de logística vêm anunciando investimentos bilionários para fortalecerem suas posições no Brasil, afirmando que fatores como agilidade e qualidade na entrega serão vitais para definir os vencedores neste mercado nos próximos anos.

O Mercado Livre, maior portal de ecommerce da América Latina, anunciou em novembro a abertura de cinco novos centros logísticos, dobrando a capacidade no país. E a gigante norte-americana Amazon anunciou a abertura de três novos centros, na maior expansão logística da companhia desde que chegou ao Brasil em 2012.

Desde sua fundação, a Loggi já havia recebido ao todo 900 milhões de reais em aportes. Na última, em junho de 2019, recebeu 150 milhões de dólares em uma rodada conduzida por SoftBank [9984.T], Microsoft, GGV, Fifth Wall e Velt Partners, que fez a empresa ser avaliada então em 1 bilhão de dólares.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.