Lucro da AES Brasil dispara após resolução do risco hidrológico

SÃO PAULO (Reuters) – A AES Brasil registrou lucro líquido de 602,6 milhões de reais no quarto trimestre de 2020, aumento de 471% na comparação com o mesmo período do ano anterior, por efeito de resoluções sobre o risco hidrológico (conhecido pela sigla GSF).

No ano de 2020, o lucro líquido subiu 182,6%, para 848 milhões de reais.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) atingiu 1,17 bilhão de reais no quarto trimestre, aumento de mais de 300%, decorrente do ressarcimento do GSF no montante de 947 milhões de reais.

Para a empresa, um dos grandes destaques de 2020 foi a resolução do GSF, “um imbróglio de longa data e de extrema importância para a AES Brasil e para o setor elétrico como um todo”.

“Com isso, reconhecemos nos resultados do 4T20 o montante de 947 milhões de reais, referentes ao ressarcimento dos riscos não hidrológicos aplicados retroativamente”, disse a empresa.

A elétrica destacou também que em janeiro de 2021 a AES Brasil se apresentou voluntariamente para pagamento do saldo em aberto referente à liminar GSF, que afetava negativamente o resultado financeiro da companhia. O pagamento ocorreu no início de janeiro, no montante de 1,309 bilhão de reais.

A receita líquida da companhia no trimestre aumentou 3,2%, enquanto no ano teve leve alta de 0,6%, para pouco mais de 2 bilhões de reais.

A geração de fonte hídrica, que responde pela maior parte da empresa, caiu 3,5% no ano, a de eólica recuou 7,6%, e a solar 42,8%.

(Por Roberto Samora)

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.