Lucro da Minerva dispara a R$697 mi em 2020 e companhia propõe dividendo adicional

Por Nayara Figueiredo

Corte de carne bovina

SÃO PAULO (Reuters) – O frigorífico Minerva Foods, maior exportador de carne bovina da América do Sul, registrou lucro líquido de 697,1 milhões de reais no acumulado de 2020, uma disparada ante os 16,2 milhões registrados no ano anterior, o que permitiu propor a distribuição de dividendos adicionais em patamar recorde, informou a companhia nesta quinta-feira.

No quarto trimestre de 2020, porém, o lucro líquido ficou em 114,1 reais, queda de 53,2% no comparativo anual. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) somou 616,9 milhões de reais no quarto trimestre, avanço de 2,2% no ano a ano. Já no acumulado de 2020, o Ebitda subiu 22,4%, para 2,14 bilhões de reais.

A receita líquida da companhia cresceu 17,4% nos três últimos meses de 2020, para 5,7 bilhões de reais, embora o abate de bovinos tenha recuado 4,8% no período, para 857,9 mil cabeças.

No total do ano, a receita líquida do Minerva avançou 13,3%, para 19,4 bilhões de reais.

Neste cenário, o diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Edison Ticle, disse que a empresa propôs à Assembleia Geral Ordinária de acionistas o pagamento complementar de dividendos no valor de 384,3 milhões de reais ou 0,73 reais por ação, excluindo as 23,1 milhões de ações em tesouraria, totalizando assim o montante de 542 milhões reais ou 1,03 real por ação.

Os proventos serão distribuídos na forma de dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) referentes ao exercício fiscal de 2020.

“O montante consolidado a ser distribuído representa cerca de 78% do lucro líquido da companhia no período, perfazendo um dividend yield de 10,5%, um dos mais elevados ‘dividend yields’ do mercado acionário brasileiro, referentes ao ano de 2020. Certamente ficaremos entre os principais do país”, disse o executivo.

A alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado, encerrou o ano passado em 2,4 vezes, em linha com as projeções da companhia.

“Uma alavancagem que fique abaixo de 2,4 vezes pode abrir espaço para pagar ainda mais dividendos”, afirmou Ticle. Sem dar guidance, ele acrescentou que se os resultados continuarem no mesmo patamar ao longo de 2021, “certamente essa alavancagem vai estar abaixo de 2 vezes no final do ano”.

MERCADO DE CARNES

O CEO do Minerva, Fernando Galletti de Queiroz, disse que o alto patamar de preços de gado, que chegou a bater recordes acima de 300 reais por arroba, representa uma volatilidade absolutamente natural para o mercado e, pensando nisso, a empresa aposta na estratégia de diversificação geográfica na América do Sul.

Apesar de ser visto como um elemento natural, o aumento de custos pressionou a margem Ebitda da companhia no quarto trimestre de 2020, para 10,8%, queda de 1,6 ponto percentual no ano a ano. “(Houve) pressão de custos que foi repassada para o preço de venda das mercadorias”, admitiu o diretor financeiro.

Sobre a hipótese de importação de gado vivo do Paraguai, dada a baixa oferta de animais terminados no Brasil, que está em avaliação pelo Ministério da Agricultura, Queiroz afirmou que apoia as aberturas de fronteira desde que as questões sanitárias sejam respeitadas.

Além disso, a expectativa é que a China continue sendo um importante mercado comprador da carne bovina sul-americana, em função dos focos de peste suína africana que continuam a aparecer nos planteis de porcos do país asiático.

“Se somar a questão da peste suína, com a redução de competitividade na Austrália e em outras origens, isso coloca a América do Sul como um grande fornecedor de carne”, afirmou.

Ele ainda disse que a empresa tem conseguido driblar a falta de contêineres que afeta a logística de alguns players no mercado por meio da estratégia de envio por portos alternativos.

“Não estamos tendo restrição nenhuma (por falta de contêineres). Trabalhamos em portos diferentes em toda a América do Sul, o que permite que tenhamos fluxo constante”, acrescentou.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1O1RZ-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.