Lucro da SulAmérica desaba 90% no 4º tri, com menor receita em gestão e Covid-19

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) – A SulAmérica teve forte queda no lucro no quarto trimestre, afetada pelo efeito da queda da Selic no resultado financeiro, maiores despesas com seguros a mortes pela Covid-19 e por resultados mais fracos na gestão de recursos.

A companhia anunciou nesta quarta-feira que seu lucro líquido das operações continuadas de outubro a dezembro somou 42,6 milhões de reais, um tombo de 90% contra um ano antes.

Por um lado, o resultado financeiro despencou 69,4%, a 33 milhões de reais, refletindo o efeito da queda da Selic para a mínima de 2% ao ano sobre a carteira de títulos da companhia, entre outros fatores.

Em outra frente, os valores dos reajustes com cobrança suspensa espontaneamente ou por determinação da ANS somaram 391,9 milhões de reais no trimestre.

Além disso, as receitas com gestão de recursos de terceiros diminuíram em 53,7%, devido ao fraco desempenho na gestão de fundos em ano de volatilidade devido aos efeitos da crise. A divisão fechou o ano com 45,9 bilhões de reais em ativos sob gestão, estável em 12 meses.

Em seguros, a SulAmérica teve maiores gastos com a inclusão da cobertura de sinistros ligados à Covid-19, além de menores vendas em função do cenário econômico. A sinistralidade somou 79,5%, alta de 6,6 pontos em relação ao ano anterior.

O retorno sobre o patrimônio líquido, índice que mede como uma instituição financeira remunera o capital de seus acionistas, caiu 5,7 pontos percentuais em termos recorrentes, para 11,9%.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.