Manifestantes no Irã são enviados para centros psicológicos, diz ministro

O ministro da Educação do Irã, Yousef Nouri, revelou que estudantes detidos em manifestações anti-governo estão sendo enviados para “centros psicológicos”. Segundo o político, a ação pretende evitar que os protestantes cumpram o tempo de punição em prisões e possam retornar à escola depois de serem reeducados.

Foto: Wikimedia Commons

“Nesta situação e nesta fase, esses alunos podem se tornar personagens antissociais, e queremos corrigi-los”, disse Nouri ao jornal iraniano Sharq. Apesar da afirmação, o ministro não confirmou o número de estudantes detidos até o momento.

Muitos alunos continuam participando dos protestos envolvendo Mahsa Amini, que morreu sob custódia policial após ter sido detida por usar o hijab – véu obrigatório no país – incorretamente, deixando partes do cabelo à mostra. Apesar da polícia afirmar que o óbito foi causado por “hipóxia cerebral“, a família acredita que ela foi torturada. 

Agora, a população também pede que o uso obrigatório do hijab seja suspenso no país, bem como a discriminação e violência contra as mulheres. Os atos, no entanto, estão causando o aumento da repressão por parte do governo e, segundo grupos de direitos humanos, já resultaram na morte de mais de 80 pessoas.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.