México volta a exigir visto impresso para viajantes brasileiros

Autoridades do México informam que, a partir do dia 18 de agosto, passageiros brasileiros precisam voltar a apresentar o visto impresso para ingressar no país. A medida, destinada a viagens com finalidade turística, comercial ou cultural, revoga um acordo de dezembro de 2021, que permitia a entrada no território com o documento na versão digital.

“O México reitera sua disposição de continuar cooperando com as autoridades brasileiras na busca de soluções mutuamente aceitáveis ??para garantir a migração segura, ordenada e regular, bem como para combater as quadrilhas do crime organizado internacional que lucram com os migrantes e com o tráfico de pessoas”, disse a Secretarias do Interior.

A entidade informou, no entanto, que o documento físico não será exigido em alguns casos, como para portadores de documentos que comprovem visto válido e atual ou residência permanente em países como  Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Irlanda.

Para solicitar o visto, os brasileiros deverão fazer um agendamento no site do governo mexicano. Com o número do agendamento, será necessário ir a um dos consulado de São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília e apresentar a documentação solicitada. Neste caso, a entrevista presencial é feita mediante pagamento de US$ 48.

A mudança acontece após meses de instabilidade nas plataformas para emissão do visto eletrônico, concedido gratuitamente. Desde o fim de maio, milhares de reclamações foram registradas devido ao impasse no envio do documento, o que prejudicou o calendário de muitos brasileiros, uma vez que o visto deveria ser solicitado em até 30 dias antes do embarque.

Informações SBT News