A Companhia Paranaense de Energia (Copel) atualizou o número de moradores do Paraná que estão sem luz nesta quinta-feira (5). Ao todo, 30 mil consumidores estão sem energia elétrica devido ao temporal que atingiu diversas regiões do estado.
Segundo a companhia, as equipes trabalharam ao longo da noite e madrugada e seguem atuando nos reparos da rede elétrica nos pontos afetados pelo temporal.
“De ontem para hoje, foi possível reduzir o número de domicílios desligados, de 167 mil, para 30 mil”,
afirmou a Copel.
Classificada pelo Simepar como tornado F2 – quando os ventos chegam a 100 km/h –, a tempestade provocou danos graves à rede, como quebra de postes e a queda de árvores sobre os cabos. O fenômeno deixou diversos moradores sem luz no estado.
Moradores sem luz no Paraná
A região Norte é a que concentra o maior volume de serviços emergenciais cadastrados para atendimento. São pouco mais de mil ocorrências a serem visitadas pelas equipes de serviços da companhia, que direciona os casos mais graves para a manutenção ou para a área de reconstrução de redes da empresa.
“A cidade mais atingida foi Apucarana, onde 33 mil consumidores estavam sem acesso à energia elétrica ontem, número reduzido para 4 mil imóveis, nesta manhã de quinta-feira. Londrina também registrou quedas de árvores e rompimento de fiação; o município tem, no momento, 3,2 mil domicílios sem luz”,
afirma a Copel.
Já na região Noroeste, Maringá tem 3 mil domicílios desligados. De maneira geral, a zona lestes da cidade foi mais severamente atingida, na divisa com Sarandi, que também registrou danos severos à rede elétrica e tem aproximadamente 2 mil imóveis sem luz.
Conforme a Copel, Marialva, cidade próxima das duas primeiras, tem 1,5 mil domicílios sem energia. Em toda a região, são 710 chamados registrados para atendimento pelas equipes.
Veja também:
- Imagens mostram estragos deixados por tornado em Cascavel; veja
- Temporais deixam várias regiões do Paraná sem energia e água
No Oeste, região atingida pela tempestade ainda na noite de terça para quarta-feira, são 759 chamados para atendimento. Em Cascavel, as equipes conseguiram reduzir o número de domicílios sem luz em 90%. A cidade tem, ainda, 2 mil imóveis sem luz.
O que fazer quando acabar a luz?
Em ocorrências climáticas como esta, a Copel alerta sobre a importância do cuidado com a segurança. A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados, e acionar a concessionária através do número 0800 51 00 116.
A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, aplicativo para celulares, pelo site da Copel e pelo WhatsApp. Caso não haja internet, é possível enviar o aviso à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, junto com o número da unidade consumidora, que pode ser encontrada no cabeçalho da conta de luz da empresa.