MPRJ faz operação contra corrupção em Itatiaia no Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cumpre hoje (15) mandados de prisão contra cinco suspeitos de desvio de dinheiro público no município de Itatiaia, no sul fluminense.

Foto: Divulgação | MP-RJ

Entre os alvos da terceira fase da Operação Apanthropía estão um vereador, que já foi prefeito interino da cidade, uma ex-secretária municipal e um ex-chefe de gabinete da prefeitura.

A Justiça também afastou, a pedido do MPRJ, cinco vereadores e um suplente de suas funções na Câmara Municipal, ou seja, mais da metade dos 11 parlamentares que compõem o legislativo local.

No total, 15 pessoas foram denunciadas sob a acusação de participação no esquema de corrupção, entre eles outros quatro ex-secretários municipais e um ex-procurador-geral.

De acordo com o MPRJ, o grupo é acusado de vários crimes que lesaram o erário público do município, como a nomeação de funcionários fantasmas e fraudes em contratos e licitações.

Investigações do MPRJ constataram a existência de núcleos de corrupção no Poder Executivo (em uma gestão anterior) e no Poder Legislativo local. A denúncia não envolve a gestão do atual da prefeitura de Itatiaia.

Informações Agência Brasil

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa