A partir desta quinta-feira (13), os moradores da Vila Guaíra, na Regional Portão, em Curitiba, terão um mutirão contra a dengue. A ação vai atingir 24 quarteirões na área de abrangência da Unidade de Saúde Vila Guaíra.
O mutirão Curitiba sem Mosquito tem como objetivo reduzir a infestação do transmissor, Aedes aegypti. Os agentes de endemias irão visitar as casas da região na quinta e sexta-feira (14) para orientar a população sobre o descarte de materiais inservíveis que podem acumular água.
O acúmulo de água pode gerar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na segunda e terça-feira (17 e 18 de julho), os caminhões da limpeza pública vão recolher os materiais descartados.
Veja também:
- Universidade presta atendimento jurídico gratuito em Curitiba
- Viva o Sábado: inscrições para as atividades estão abertas
A fêmea do mosquito coloca seus ovos em recipientes que podem acumular água, desde uma tampinha esquecida no quintal a tonéis de reserva de água da chuva, por exemplo. Os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente e quando há condições ideais de umidade e calor, é reiniciado o ciclo de procriação.
Para reduzir a infestação de mosquitos deve-se, sempre que possível, eliminar criadouros ou manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas, capas ou tampas, impedindo a postura de ovos do Aedes aegypti.