Mutirão oferece serviços públicos para pessoas em situação de rua em Curitiba

O mutirão que oferece documentação e serviços públicos para pessoas em situação de rua acontece até a próxima sexta-feira (12), das 9h às 13h, em Curitiba. Entre os serviços, são oferecidos atendimento técnico de assistência social, encaminhamento para a saúde ofertado pelo grupo Médicos de Rua, emissão de documentação civil básica gratuita e até orientação jurídica. O evento acontece na Praça da Solidariedade, no Rebouças.

mutirão serviços pessoas em situação de rua
Foto: Sandra Lima

O atendimento é feito no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e em barracas espalhadas na praça. Equipes da Fundação de Ação Social (FAS) fazem e atualizam Cadastros Únicos – sistema do governo federal que dá acesso a benefícios sociais – além de ofertarem atendimento técnico para avaliar outras necessidades de quem procura pelos serviços e fazer encaminhamentos necessários.

A ação é realizada pela Prefeitura de Curitiba e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Documentação civil

Com a ação Registre-se!, o TJPR promoveu a  1.ª Semana Nacional do Registro Civil, para ampliar o acesso da população em situação de rua à documentação civil.

A mobilização que acontece em 26 capitais e no Distrito Federal oferta a 2ª via da certidão de nascimento, casamento e óbito; a 1ª e 2ª via da carteira de identidade, a 1ª e 2ª via do título de eleitor suspenso ou cancelado, com isenção de multas, certidões e serviços de competência da justiça federal e orientações judiciais.

A ação oferece ainda orientação para migrantes e refugiados para legalização de permanência no território nacional, consultas datiloscópicas pelo Núcleo de Identificação da Polícia Federal nos bancos de dados de desaparecidos e atendimento especial pela Superintendência Regional da PF para abertura de pedido formal de permanência no país.

Veja também:

Voluntários

Além dos serviços públicos, as pessoas em situação de rua que foram já foram à Praça Solidariedade receberam atenção dos integrantes do Grupo Solidário Anjos Noturnos, que ofereceu um farto lanche.

Formado por voluntários, quase todos advogados, o grupo criado e coordenado por Sandra Rangel Silveira serviu café, café com leite, achocolatado, sanduíche e bolo.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.