Nigeriana Okonjo-Iweala inicia trabalho buscando reavivar OMC

Por Emma Farge

Nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala inicia seu mandato no comando da OMC

GENEBRA (Reuters) – A primeira mulher e africana a comandar a Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, começou a trabalhar nesta segunda-feira, encerrando uma lacuna de seis meses e buscando reavivar o órgão antes de uma importante reunião no fim do ano.

Depois de uma longa campanha que foi afetada nas etapas finais por um veto do governo norte-americano de Donald Trump, a nigeriana de 66 anos foi confirmada como diretora-geral no mês passado, prometendo deixar de lado o modelo usual na entidade que tem dificuldades de fechar novos acordos e cujas funções de arbitragem estão paralisadas.

“É ótimo. Estou entrando em uma das mais importantes instituições no mundo e temos muito trabalho para fazer. Eu me sinto pronta”, disse Okonjo-Iweala a um repórter ao chegar à sede da OMC em Genebra.

O primeiro dia com a ex-ministra das Finanças e das Relações Exteriores no comando da OMC coincide com uma reunião fechada de seu principal órgão de decisão, o Conselho Geral.

Delegados de seus 164 países membros se reuniram virtualmente e concordaram em realizar a próxima grande conferência ministerial em Genebra a partir de 29 de novembro. A OMC depois confirmou a data.

A conferência bienal estava originalmente programada para ser realizada no Cazaquistão no ano passado, mas foi adiada devido à pandemia.

A diretora-geral espera que a reunião forneça um local para um acordo sobre subsídios à pesca, bem como sobre reformas para o principal órgão de apelação da OMC, entre outros assuntos.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH201EU-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.