Gabinete da vereadora Noemia Rocha é alvo de operação por suspeita de ‘rachadinha’

A investigação do Gaeco foi aberta a partir de denúncia anônima em 2021

O gabinete da vereadora Noemia Rocha (MDB) é alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) por suspeita de prática de ‘rachadinha’, que é quando os funcionários do gabinete são obrigados a devolver parte dos salários para o parlamentar.

Foto: Câmara Municipal de Vereadores

Os policiais estiveram no gabinete de Noemia na manhã desta terça-feira (28) e apreenderam vários documentos.

Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela 6ª Vara Criminal da capital, são cumpridos também na residência de Noemia Rocha e nas casas de cinco servidores e um ex-servidor do Legislativo Municipal.

Investigação de rachadinha na Câmara

A investigação do Gaeco foi aberta a partir de denúncia anônima encaminhada em 2021, indicando que a vereadora estaria praticando ‘rachadinha’ desde pelo menos 2017 – servidores seriam obrigados a repartir os salários com pessoas que prestariam informalmente serviços relacionados ao programa de rádio da parlamentar.

A denúncia informava ainda que ela estaria obrigando os servidores a pagarem contas pessoais dela (boletos, dívidas e despesas variadas, inclusive relacionadas à festa de casamento da filha).

Noemia Rocha se defende de denúncia de rachadinha

Em nota enviada à imprensa no fim da manhã desta segunda, a vereadora Noemia Rocha se defendeu das denúncias de rachadinha em seu gabinete e diz acreditar que as acusações partiram de adversários políticos.

Noemia também se colocou à disposição das autoridades e diz que “é de seu inteiro interesse e compromisso” esclarecer o caso. Veja abaixo a íntegra da nota.

A Vereadora Noemia Rocha vem esclarecer que ainda não tomou conhecimento da íntegra do processo e das acusações no dia de hoje, e que no entanto está tomando as providências necessárias e cabíveis. Neste sentido, colocou-se inteiramente à disposição das autoridades para todo esclarecimento que se mostrar necessário, inclusive pedirá antecipação do seu depoimento.

Em levantamento preliminar supomos se tratar de Denúncia Anônima, sem qualquer base e fundamento, possivelmente de adversários políticos!!

Mas, reitera, é de seu inteiro interesse e compromisso trazer todos os esclarecimentos à sociedade Curitibana em geral, assim como aos seus eleitores em particular.

Nota da Câmara Municipal de Curitiba

A Câmara Municipal de Curitiba atendeu pedido do Gaeco, do Ministério Público do Paraná, e deu acesso às dependências do Legislativo para cumprimento de mandado.

No início da manhã desta terça-feira (28), a presidência da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi contatada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná (MP-PR), que informou a necessidade de cumprir um mandado de busca e apreensão no gabinete da vereadora Noemia Rocha (MDB).

Em atendimento à solicitação da autoridade competente, a gestão da Câmara Municipal de Curitiba ofereceu acesso às suas dependências, para fins de cumprimento do mandado. A CMC segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações e prestar quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

A equipe do Gaeco chegou às 6h nas dependências da CMC e deixou o Legislativo às 7h50. Até o momento a CMC não foi comunicada formalmente do motivo da investigação, logo reiteramos à imprensa que isso deve ser buscado junto ao Ministério Público do Paraná.

Noemia Rocha é presidente do MDB Mulher estadual e está no quarto mandato na Câmara Municipal de Curitiba.

Leia também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.