Agosto Azul: unidades de saúde de Araucária terão campanha especial

Ao longo de todo o mês de agosto, as Unidades de Saúde de Araucária irão realizar a campanha “Agosto Azul” com o objetivo promover ações de saúde visando a prevenção e o aumento da expectativa de vida desta população. No dia 27 de agosto (sábado) todas as unidades urbanas irão abrir das 09h às 16h para realizar atendimentos específicos aos homens.

“Muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária. Por isso, queremos aproveitar esse momento e convidar todos os homens de Araucária para que procurem a unidade de saúde mais próxima de suas casas e recebam o atendimento”, convida a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

Considerando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), a campanha prevê a realização de cuidados básicos, como:

  • Aferição de pressão e de glicemia, para prevenção e controle de hipertensão e diabetes;
  • Orientação nutricional e conferência de medidas antropométricas para cálculo do Índice de Massa Corpórea (grau de obesidade);
  • Abordagem sobre os malefícios do cigarro, álcool e outras drogas, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, atualização do calendário vacinal, avaliação de odontologia, entre outros.