Guedes diz que governo pode antecipar corte de tributos sobre fertilizantes se guerra se agravar

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira que o governo planeja reduzir tributos como parte do Plano Nacional de Fertilizantes para estimular o setor, ressaltando que impostos poderão ser zerados de forma emergencial se a guerra entre Rússia e Ucrânia se agravar.

Em coletiva de imprensa após o lançamento do Plano Nacional de Fertilizantes, o ministro disse que há plano para eliminar todos os impostos que envolvem essa cadeia, além de facilitar a importação de máquinas e equipamentos e a concessão de crédito.

“Há diretrizes no plano nessa dimensão tributária. […] A gente não consegue industrializar e aprofundar essa cadeia produtiva exatamente por causa dos impostos”, afirmou.

“Se a guerra acaba amanhã, a programação é de longo prazo. Se a guerra se agudiza, tem que zerar o imposto já, essa modulação da resposta é um acompanhamento que estamos fazendo”, disse.

O ministro disse ainda que a alta de preço de fertilizantes após o conflito entre Rússia e Ucrânia gera inflação mais à frente porque o impacto acabará sendo sentido nas próximas safras. Ele ressaltou que a alta do petróleo gera impacto imediato sobre preços de produtos.

“O preço do petróleo tem impacto instantâneo no preço dos transportes, daí esperança de que guerra retroceda”, afirmou.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.