Plantio de trigo atinge 96% da área no Paraná, diz Deral

SÃO PAULO (Reuters) – O plantio de trigo alcançou 96% da área no Paraná, avanço de oito pontos percentuais na variação semanal, informou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), com a safra em alto nível de qualidade.

De maneira geral, os trabalhos devem estar encerrados na próxima semana, em boas condições, mas os produtores devem ficar em alerta diante de expectativas de uma seca prolongada.

“As lavouras estão muito bem até o momento. Tem uma certa preocupação pelo período de estiagem previsto ser longo, mas ainda as lavouras estão em muito boas condições de maneira geral”, disse o analista do Deral Carlos Hugo Godinho.

Segundo o departamento ligado ao governo estadual, 97% das lavouras do cereal de inverno são consideradas boas e somente 3% estão em condições médias, em linha com o desempenho obtido na semana passada.

A semeadura no Estado, um dos líderes na produção de trigo no país, está atrás dos 98% registrados no mesmo período do ano anterior devido a uma alteração entre as regiões que plantam mais cedo, como norte e oeste, que diminuíram áreas, versus alguns aumentos em regiões de cultivo mais tardio.

Nas áreas de milho segunda safra, a colheita aumentou quatro pontos na semana para 10%. Cerca de 72% das lavouras são consideradas boas, 21% estão em situação média e 7% ruim.