Bolsa Família de R$300 comprimiria espaço para investimentos, diz Funchal

BRASÍLIA (Reuters) – O Orçamento de 2022 deve ter espaço para elevar o benefício médio do programa Bolsa Família para um valor próximo a 300 reais, mas isso comprimirá o espaço para outras despesas, como investimento, disse nesta quinta-feira o secretário Especial de Fazenda, Bruno Funchal.

REUTERS/Adriano Machado

Segundo Funchal, a estimativa é que o Orçamento do ano que vem terá uma margem de 25 a 30 bilhões de reais para o cumprimento da regra do teto, que limita o crescimento das despesas anuais à variação da inflação no período anterior.

Esse valor seria suficiente para levar o valor médio do Bolsa Família a 300 reais, segundo Funchal. A elevação do valor do programa, atualmente em cerca de 190 reais, foi anunciada nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro, segundo o qual ela valerá a partir de novembro deste ano.

“Tem espaço, mas acaba comprimindo o espaço para outras coisas, por exemplo, investimentos”, disse Funchal.

Em entrevista coletiva virtual para comentar os dados do Relatório de Receitas e Despesas do terceiro bimestre, o secretário disse, ainda, que as estimativas mais recentes da Secretaria de Política Econômica apontam que o país poderá voltar a ter superávit primário em 2023 e 2024.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.