Brasil deve apresentar regras para eólicas offshore em 2021, diz ministro

SÃO PAULO (Reuters) -O Brasil pretende divulgar ainda em 2021 uma regulamentação para permitir investimentos em usinas eólicas no mar, conhecidas como offshore, disse nesta segunda-feira o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

REUTERS/Yves Herman

A capacidade instalada do maior país da América Latina em parques eólicos tem crescido rapidamente nos últimos anos, mas ainda não há um marco legal definido para que empreendimentos sejam instalados na plataforma marítima.

Ainda assim, empresas incluindo a petroleira norueguesa Equinor e a Neoenergia, controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, já têm trabalhado para desenvolver aqueles que podem se tornar os primeiros projetos da fonte no Brasil no futuro.

Ao participar do Brazil Investment Forum, transmitido online nesta segunda-feira, o chefe da pasta de Minas e Energia afirmou que já há cerca de 32 gigawatts em projetos eólicos offshore em desenvolvimento no país, sem citar empresas.

“Vamos apresentar até o final do ano aquilo que é essencial… um marco regulatório para essa importante fonte energética, que o Brasil certamente terá como um dos pilares de sua matriz elétrica para o futuro”, afirmou Albuquerque.

Ele disse ainda que os potenciais projetos da fonte encontram-se principalmente nas regiões Nordeste e Sul.

O ministro não deu detalhes sobre a regulamentação prevista para as eólicas offshore ou quando ela deve ser divulgada.

Um projeto com proposta inicial de regulamentação para a exploração de eólicas offshore no Brasil foi apresentado em fevereiro deste ano pelo senador Jean-Paul Prates (PT-RN), que vê grande potencial do Brasil para esses empreendimentos.

Também presente no Brazil Investment Forum, a diretora da Equinor para o Brasil, Veronica Coelho, disse que a empresa tem planos para um projeto eólico offshore no país, atualmente em desenvolvimento.

“Por enquanto é uma ambição, e nosso plano é realmente tornar essa ambição em uma ação concreta, em um ativo concreto”, afirmou ela, ao destacar que a companhia aguarda a regulamentação para esses empreendimentos.

“Já demos entrada no Ibama com o processo de licenciamento ambiental, temos todo interesse em dar seguimento a esse projeto quando a gente tiver também já um melhor entendimento sobre esse arcabouço regulatório”, explicou.

A Equinor prevê aportes de 15 bilhões de dólares no Brasil até 2030, incluindo em ativos de óleo e gás e de energia renovável, em meio a metas de ser líder na transição energética.

(Por Luciano Costa; edição de Marta Nogueira e Maria Pia Palermo)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4U0SL-BASEIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.