Brasil recebeu quase 30 mil pedidos de refúgio em 2021

O Dia Mundial do Refugiado é celebrado nesta segunda-feira (20), data de comemoração dos 25 anos da Lei de Refúgio. Em 2021, o Brasil recebeu cerca de 30 mil pedidos de refúgio, a grande maioria de pessoas vindas da Venezuela.

Muitos refugiados buscam fugir da crise econômica e política no país de origem, mas apesar de conseguirem abrigo e alimentação, enfrentam dificuldades para encontrar um emprego.

“A gente ainda percebe um desconhecimento do empresariado brasileiro sobre as possibilidades de contratação de pessoas refugiadas pessoas estrangeiras”, afirma Lanna Peixoto, analista socioambiental e antropóloga pela UFPA.

Em 2021, venezuelanos foram responsáveis por quase 80% dos pedidos de refúgio no Brasil, seguidos de angolanos e haitianos. O norte foi a região que mais concentrou solicitações de centenas de países, com 72% do total. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Observatório das Migrações Internacionais.

Quase 300 mil pessoas pediram refúgio no Brasil em 10 anos. Em 2021, foram mais de 29 mil, e na comparação com 10 anos atrás, o crescimento de solicitações é de quase 2.000%. Homens de até 39 anos foram maioria./

Para Rosana Baeninger, pesquisadora do Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Unicamp, os dados indicam a necessidade de mais políticas públicas, não só para inserção no mercado de trabalho: “nós vamos precisar pensar um pouco como nós vamos, como que será a política linguística, como é que nós vamos acolher, ter esse acolhimento nas escolas, vão exigir políticas sociais diferenciadas e inclusive para cada um dos fluxos”.

Informações de SBT News