Brasil registra primeira neve do ano; fenômeno é raro em maio

A primeira neve do ano foi registrada nesta terça-feira (17), no sul do Brasil. A onda de frio que atinge a região trouxe temperaturas negativas. 

Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Os primeiros flocos do ano caíram na serra catarinense. Turistas que estavam em São Joaquim fizeram a festa. Já a temperatura mais baixa do Brasil foi em Bom Jardim da Serra, com -2,4 ºC. No Rio Grande do Sul, teve chuva congelada e não demorou muito para nevar em São José dos Ausentes, onde foi registrada a menor temperatura do estado (2 ºC).

A diferença entre neve e chuva congelada é que os flocos de neve não derretem. Já a chuva congelada acontece quando o floco de neve derrete e depois volta a congelar antes de tocar o chão. Os fenômenos aconteceram devido à umidade trazida pelo ciclone Yakecan que se juntou com a massa de ar frio.  

Para quem mora na região de São José dos Ausentes, não está fácil. O estudante Leonardo Almeida Cardoso, precisou resgatar trajes típicos do guarda-roupa. “Se esfriar um pouco mais eu volto pra casa e me enfio embaixo das cobertas”, brinca o jovem. 

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.