Brasil registra primeira neve do ano; fenômeno é raro em maio

A primeira neve do ano foi registrada nesta terça-feira (17), no sul do Brasil. A onda de frio que atinge a região trouxe temperaturas negativas. 

Os primeiros flocos do ano caíram na serra catarinense. Turistas que estavam em São Joaquim fizeram a festa. Já a temperatura mais baixa do Brasil foi em Bom Jardim da Serra, com -2,4 ºC. No Rio Grande do Sul, teve chuva congelada e não demorou muito para nevar em São José dos Ausentes, onde foi registrada a menor temperatura do estado (2 ºC).

A diferença entre neve e chuva congelada é que os flocos de neve não derretem. Já a chuva congelada acontece quando o floco de neve derrete e depois volta a congelar antes de tocar o chão. Os fenômenos aconteceram devido à umidade trazida pelo ciclone Yakecan que se juntou com a massa de ar frio.  

Para quem mora na região de São José dos Ausentes, não está fácil. O estudante Leonardo Almeida Cardoso, precisou resgatar trajes típicos do guarda-roupa. “Se esfriar um pouco mais eu volto pra casa e me enfio embaixo das cobertas”, brinca o jovem. 

Informações de SBT News