Brasil tem uma emergência psiquiátrica para cada quatro milhões de pessoas

O Brasil tem apenas 52 emergências psiquiátricas, o equivalente a uma unidade para cada quatro milhões de habitantes. A falta de suporte para quem sofre de transtornos mentais foi constatada por um estudo da Universidade de São Paulo (USP).

Foto: Freepik

Como se não bastasse o sofrimento da descoberta de doenças psiquiátricas, as famílias não encontram no sistema público uma emergência com estrutura para um atendimento adequado. O estudo publicado por pesquisadores da faculdade de medicina da USP mostra que, nos últimos quatro anos, um quarto das unidades de saúde mental deixou de existir no país.

“Um país do tamanho do nosso país ter 52 emergências psiquiátricas é muito impactante, a gente está deixando muita gente desassistida, muita gente sem o devido atendimento frente a uma emergência psiquiátrica”, afirma Cintia de Azevedo Marques, autora do estudo e professora da USP.

No estado de São Paulo, 18 unidades de saúde oferecem atendimento emergencial a pacientes com transtornos mentais. Um dos problemas enfrentados, de acordo com a pesquisa, é a falta de medicamentos específicos para o tratamento.

Em 83% das emergências psiquiátricas pesquisadas, não há espaço adequado para receber crianças e adolescentes. Além disso, 59% sofrem com a superlotação, 59% com a falta de camas de hospital e 52% de médicos psiquiatras.

“A saúde mental precisa ser levada a sério, ela tem que ser encarada como toda e qualquer doença que alguém pode ter, então se temos uma emergência pediátrica, obstétrica, neurológica, ortopédica, clínica, precisamos ter uma emergência psiquiátrica”, diz Cintia.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.