Cardeal Cláudio Hummes morre aos 87 anos em São Paulo

O cardeal Cláudio Hummes morreu na manhã desta segunda-feira (4) aos 87 anos de idade. A informação foi divulgada pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, que revelou que o religioso faleceu em casa, na zona Sul da capital paulista, onde permanecia em cuidados paliativos após um quadro irreversível de câncer.

Foto: Reprodução/SBT News

Em nota de pesar, Scherer lamentou o ocorrido e informou que o velório e os ritos fúnebres serão realizados na Catedral Metropolitana de São Paulo, com início ainda hoje, em horário a ser divulgado. O sepultamento, por outro lado, ocorrerá na Cripta da Catedral, em dia e horário a ser ainda comunicado.

“Convido todos a elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a vida eterna, como creu e esperou. Deus acolha em suas moradas eternas nosso irmão falecido, cardeal Cláudio Hummes, e faça brilhar para ele a luz eterna”, escreveu o arcebispo.

Nascido em Montenegro, Rio Grande do Sul, Auri Afonso assumiu o nome religioso Cláudio ao ingressar na Ordem dos Frades Menores em 1956. Em Roma estudou filosofia e especializou-se em ecumenismo no Bossey Institute em Genebra. Passou vinte e um anos, a partir de 1975, em Santo André, onde se destacou pela defesa dos trabalhadores.

Em 1996 foi nomeado arcebispo de Fortaleza, no Ceará. Durante os dois anos de ministério foi responsável pela família e cultura na Conferência Episcopal Brasileira em Brasília. Posteriormente, em 1998, João Paulo II o quis como arcebispo metropolitano de São Paulo, onde deu impulso à pastoral vocacional.

De 2006 a 2011, Cláudio trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB. Em 2019, foi Relator-geral do Sínodo para a Amazônia e, de julho de 2020 a março de 2022, presidiu a Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).

Informações do SBT News.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.