“Erro do PT foi não fazer tudo o que nos propomos a fazer”; confira os destaques da sabatina de Lula com Ratinho

O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, começou na terça-feira (13) passada a série de sabatinas com os presidenciáveis, no quadro “Candidatos com Ratinho”, transmitido no SBT.

O primeiro convidado foi Jair Bolsonaro (PL). Na segunda-feira (19), Ciro Gomes (PDT) foi sabatinado, e na sequência, na terça (20), a convidada foi Simone Tebet (MDB).

As sabatinas, que encerram nesta quinta-feira (22), começam às 20 horas, são ao vivo e têm duração de 30 minutos ininterruptos.

O convidado desta quinta é o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Confira os destaques da sabatina:

Por que você quer ser presidente?

Ratinho começou a sabatina perguntando porque o candidato quer ser presidente novamente. Lula diz que não queria ser presidente de novo, mas que as circunstâncias fizeram com que apoiadores o escolheram pela experiência acumulada e sua candidatura foi pela necessidade. Ratinho também questionou a escolha do vice de Lula, Geraldo Alckmin. “Em uma disputa política todo mundo quer mostrar que é melhor do que o outro. Acho Alckmin um homem de bem, come educação refinada, e o acúmulo de experiência que ele tem vai fazer com que nós possamos reconstruir o Brasil”, respondeu Lula.

Salário mínimo

O apresentador perguntou como Lula pretende aumentar o salário mínimo. O candidato disse que, de acordo com inflação e crescimento do PIB, era possível aumentar o salário mínimo no seu governo anterior, e pretende fazer isso novamente.

Regulação da mídia

Ratinho questionou a proposta de regulação da mídia e imprensa. Lula diz que não é o presidente quem regula, e sim o Congresso. Ele explica que a posposta de regulação busca fazer isso de acordo com as demandas da sociedade, adaptando a legislação à realidade atual.

Ferrovias

Ratinho perguntou se Lula faria ferrovias se for eleito. Lula respondeu que isso seria uma iniciativa do governo aliada às empresas priovadas. “OSe o estado não for indutor daquele investimento, nçao acontece. O estado tem que estar preparado para emprestar dinheiro a quem queira fazer.

Erros do PT

“Erro do PT foi não fazer tudo o que nos propomos a fazer”, disse Lula quando Ratinho questionou os erros do PT. Lula diz que ninguém fez tanto investimentos e políticas públicas como ele fez. O candidato citou que criou 22 milhões de empregos e aumentou o salário mínimo nas gestões anteriores.

Governo anterior

Ratinho perguntou para Lula como ele pretende reduzir a inflação. Lula afirma que o Brasil ganhou reconhecimento internacional pelos avanços na economia, e que pretende fazer novamente. “É possível reduzir o preço da comida aumentando a produção”.

O candidato voltou a repetir que, se for eleito, o povo vai voltar a “comer picanha”.

Lula também citou que seu governo aumentou as vagas nas universidades, e que antes as pessoas viajavam de avião e eram “mais felizes”. “Quero que as pessoas viagem, possam comer e se vestir bem”, disse Lula.

Bolsa família

Ratinho questionou os resultados do bolsa família no governo anterior. “Fiz o bolsa família porque uma parcela da sociedade estava abaixo da linha da pobreza”, afirmou Lula.

O candidato diz que não foi o bolsa-família apenas o responsável pelos avanços, mas também a redução da inflação, criação de empregos e financiamento da agricultura familiar.

Governo

Lula disse que quer unificar o Brasil. Ele disse que, se eleito, na primeira semana de governo vai chamar os 27 governadores do país para avaliarem as principais obras dos estados.

Habitação

Lula disse que vai retomar o programa Minha Casa Minha Vida, para ampliar as moradias no Brasil. Ele criticou o atual programa Casa Verde Amarela, e ironizou que quer que o povo compre casa “de todas as cores”.

Pandemia

O candidato criticou a gestão de Bolsonaro na pandemia, dizendo que o atual presidente deveria ter feito um comitê de enfrentamento e que não comprou as vacina na hora certa. Lula ainda disse que Bolsonaro brincava com a doença.

Ele afirmou que ele brigou com os governadores e que cerca de 400 mil mortes poderiam ter sido evitadas.

Considerações finais

No final da sabatina, Ratinho pediu para Lula fazer suas considerações finais.

“Faltam poucos duas para as eleições. Queria que você comparecesse, você que acha que não gosta de ninguém, escolha quem você acha que vai melhorar o país.

Vote para você ter o direito de reclamar, cobrar. É importante que você tome responsabilidade. Esse Brasil vai ser tão bom quanto você quiser”.

Confira a sabatina na íntegra: