Internet 5G: aumenta 230% a venda de aparelhos compatíveis no país

Com o início da operação do 5G no Brasil, no início de julho, a venda de aparelhos celulares compatíveis com essa tecnologia aumentou 230% no país. As buscas por informações sobre esse tipo de conexão e de modelos de smartphones capazes de captar esse tipo de sinal também deram um salto: mais de 70%, no caso do serviço, e impressionantes 5000%, dos eletrônicos.

Foto: Divulgação

Tudo isso com a disponibilização do sinal de 5G apenas em Brasília. A expectativa é que, com a ampliação da área de cobertura para todos as capitais brasileiras, até 29 de setembro, as vendas cresçam ainda mais.

Allan é consultor de TI, em São Paulo, e já está preparado para aproveitar a conexão mais rápida com seu novo smartphone. “Chegando a tecnologia, eu espero sair na frente para prestar o melhor serviço para o meu cliente, e com o que há de mais novo no mercado, e agilidade, ganhar tempo acima de tudo”, afirma Allan Barros.

Pelo menos 71 modelos de celular disponíveis no mercado já funcionam com 5G. Hoje, os aparelhos mais simples, compatíveis com o sistema, saem por menos da metade do que custavam no início do ano passado, variando entre R$ 1.700 e R$ 2.500.

Pelo cronograma do Governo Federal, todos os municípios do país terão cobertura 5G até o fim de 2029. Como a expansão será escalonada, o especialista em telecomunicações, Ricardo Tombi, indica que nem todo mundo precisa trocar o celular agora. “Quem não está nas capitais, com certeza, não vai se beneficiar, porque a implementação começa a partir do ano que vem, 2023, 2024…”

Porém, destaca que, quem mora em grandes centros e está pensando em trocar o celular antigo por um novo, vale a pena atualizar a tecnologia. “Imediatamente, o usuário comum vai se beneficiar de uma navegação mais rápida, downloads, games, streaming, áudio, vídeo”, acrescenta o engenheiro Ricardo Tombi.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.