PRF classifica morte de Genivaldo como “conduta isolada” e fala em “indignação”

Três dias após a morte de Genivaldo de Jesus Santos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou neste sábado (28) um novo posicionamento. Em vídeo, a corporação afirma ter assistido “com indignação os fatos ocorridos na cidade de Umbaúba (SE)”. Genivaldo morreu asfixiado após ter sido preso no porta-malas de uma viatura da PRF com gás.

Foto: Reprodução

No dia seguinte ao episódio, a PRF divulgou nota em que afirmava lamentar a morte, mas dizia que os agentes haviam usado “técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo” após o homem ter “resistido ativamente” a uma abordagem.

Já na gravação divulgada no sábado, o coordenador-geral de Comunicação Institucional da corporação, Marco Territo, afirma que a ação foi uma “conduta isolada” e que o órgão não compactua “com as medidas adotadas durante a abordagem”. “Os procedimentos vistos durante a ação não estão de acordo com as diretrizes expressas em cursos e manuais da instituição”, diz.

Ainda no pronunciamento, o representante da PRF ressalta que a ocorrência — além da morte de dois policiais no Ceará — levou a corporação a reavaliar os padrões de abordagem, inclusive com a convocação de especialistas multidisciplinares, e afirma que o órgão “não se furtou em agir”: “Ao tomar conhecimento, instaurou procedimento administrativo disciplinar, afastando os policiais envolvidos de todas as suas atividades”. Também que o diretor-geral da PRF determinou que os fatos relacionados ao caso fossem apurados por uma equipe de intervenção enviada de Brasília a Sergipe.

A morte de Genivaldo está sendo apurada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. Territo diz que a PRF “não medirá esforços para colaborar com todas as investigações” e afirma que o órgão se solidariza com a família e amigos do homem morto em Sergipe.

Informações do SBT News.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.