Queiroga defende que planos de saúde arquem com custos de vacinas

Por Ricardo Brito

REUTERS/Adriano Machado

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu nesta segunda-feira que os planos de saúde arquem com os custos de vacinas a seus clientes, após a pasta pedir que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) inclua o imunizante contra a Covid-19 na cobertura dos planos privados.

“Quem não tem plano de saúde tem acesso pelo Programa Nacional de Imunização”, disse Queiroga a jornalistas.

“Se houver um cenário em que as vacinas podem ser adquiridas pela iniciativa privada, aí eles (clientes) vão ao plano. No momento atual, é impossível se ter vacina pela iniciativa privada, então os beneficiários da saúde suplementar podem tomar a vacina no PNI como todos os brasileiros, e as operadoras vão ressarcir ao sistema público de saúde”, acrescentou.

O ministro disse que a medida ainda depende de análise da agência reguladora do setor, a quem cabe decidir se determina que os planos de saúde incluam o imunizante contra a Covid no rol de cobertura.

“Primeiro é necessário que a agência (ANS) aprove. Se a agência não aprovar, esse assunto deixa de existir”, afirmou

Mais cedo, Queiroga participou da reunião do Conselho de Saúde Suplementar e, na entrevista no início da tarde, o ministro reclamou que há recursos que as operadoras privadas deveriam repassar ao SUS como ressarcimento de despesas, o que não acontece.

“Quarenta e oito milhões de brasileiros custeiam plano de saúde. E custeiam por um motivo simples: ter assistência em saúde. Isso abrange desde a atenção primária até a atenção especializada em saúde e políticas de vacinação constam da questão da atenção primária”, disse o ministro.

“Uma vez aprovada (a inclusão pela ANS), se as operadoras de saúde ainda não conseguem adquirir essas vacinas, elas podem ser aplicadas no Programa Nacional de Imunização, e aí as operadores vão ressarcir ao SUS como já acontece. Aliás, não acontece, porque tem mais de 5 bilhões de recursos que não foram ressarcidos ao SUS, e vocês sabem da dificuldade de financiamento do SUS”, disse o ministro.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.