Quiosques da Barra da Tijuca serão transformados em memorial a Moïse Kabagambe

A prefeitura do Rio de Janeiro vai reformar os quiosques Biruta e Tropicália, na Barra da Tijuca, para que os espaços funcionem como homenagem ao congolês Moïse Kabagambe, espancado até a morte no local no dia 24 de janeiro. A reforma quer trazer elementos da cultura africana para os espaços.

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Segundo divulgação da Secretaria Municipal de Fazenda, feita neste sábado (5), a intenção é promover integração social e econômica de refugiados africanos. Os quiosques também serão reformulados para que se possa haver o comércio de comidas típicas africanas, músicas e artesatos.

Pouco depois do anúncio da medida, o prefeito Eduardo Paes (PSD), divulgou que irá passar a concessão do espaço para a família de Moïse Kabagambe. “Não a banalização da barbárie”, escreveu, em tom de celebração, em rede social.

O secretário de Fazenda, Pedro Paulo, disse que a morte de Moïse foi brutal e inaceitável. “A transformação do local busca ser uma reparação à família, uma oportunidade de inserção socioeconômica de refugiados, além de um ponto de transmissão da cultura africana. E um memorial em homenagem a Moïse Kabagambe”, declarou.

A morte de Moïse

O congolês Moïse Kabagambe foi espancado até a morte em 24 de janeiro. Ele foi a um dos quiosques para cobrar salários atrasados, mas os homens o agrediram e continuaram com o espancamento mesmo sem que ele reagisse.

Até agora, três homens foram presos pelas agressões que levaram à morte do congolês. A identidade deles não foi informada oficialmente pela polícia. O dono do bar prestou depoimento na delegacia da Barra da Tijuca e afirmou que os autores do crime não trabalham no local. Ele também disse, com exclusividade ao SBT, que Moïse era um menino bom, que não criava confusão.

Informações do SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.