São Paulo registra primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil

Foi confirmado em São Paulo, nesta quinta-feira (9), o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil. Trata-se de um homem de 41 anos que viajou à Espanha e está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na zona oeste da capital paulista.

Na segunda-feira (6), o Ministério da Saúde anunciou que estava monitorando um caso suspeito da doença no estado de São Paulo. No total, há seis suspeitos no país, espalhados por Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e São Paulo.

Não é só o Brasil que está acompanhando suspeitas da varíola dos macacos. No último domingo (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que há 780 confirmações, sem contar os 27 países africanos onde a doença já é considerada endêmica. Pelo mundo, a varíola dos macacos foi responsável por 66 mortes.

Fora da África, três países europeus lideram em número de confirmações da doença. Portugal, por exemplo, tem 143 registros. Por sua vez, a Espanha apresenta outros 149 casos. O Reino Unido confirmou 225 casos até o momento.

A varíola dos macacos é um tipo de varíola, considerada uma doença rara. Os sintomas iniciais são semelhantes a uma gripe, como febre, exaustão e dor de cabeça. Infectados pela doença também apresentam erupção na pele, rosto e corpo.

Informações do SBT News.