Campeonato de Supino e Terra acontece em outubro com 190 atletas em SJP

A cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, terá em outubro o Campeonato de Supino e Terra, realizado pela Federação Paranaense de Powerlifting e Supino.

O evento, que vai acontecer nos dias 8 e 9 de outubro, conta com a participação de 190 atletas e tem a expectativa de 300 pessoas acompanhando o campeonato em cada dia. A competição vai reunir os homens e mulheres mais fortes do Paraná, das 7h às 21h.

O Powerlifting é um esporte de levantamento de peso não olímpico e engloba três movimentos: o agachamento, o supino (é feito deitado no banco) e o levantamento terra (tem que tirar a barra do chão e erguer até o quadril).

“Nesse campeonato, o atleta realiza três tentativas de cada movimento”, conta Jenny Karolin Antunes, da diretoria da Federação Paranaense de Powerlifting e Supino.

Foto: Divulgação

Os árbitros vão validar (ou não) o movimento do atleta e no final das tentativas, vale a carga mais alta e que for aceita pelos juízes. Após o campeonato paranaense, os ganhadores serão escalados para o campeonato brasileiro, em seguida o sul-americano, o mundial e, por fim, o World Games.

Jenny afirma, ainda, que os campeonatos são divididos por idade e peso: “Temos atletas de 11 a 76 anos de idade e categorias de 47 quilos a 120+. É um esporte que engloba várias pessoas interessadas em competir”.

O reconhecimento do Powerlifting está, aos poucos, crescendo no Brasil. A federação enviou atletas para um campeonato sul-americano que aconteceu em Santa Catarina e para a Turquia, onde ocorreu o mundial da categoria sub-júnior e júnior.

“O Powerlifting motiva as pessoas a competirem cada vez mais e a evoluírem”, finaliza Jenny.