Canal exclusivo para denúncias de ligações de telemarketing é criado no Brasil

O Ministério da Justiça criou um canal direto para denunciar práticas abusivas de empresas de telemarketing. Segundo a pasta, as reclamações serão apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor e encaminhadas aos Procons, para análise e abertura de eventual processo administrativo.

golpe-vigilancia-sanitaria
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O canal está disponível no telemarketing.mj.gov.br. Na página, o cidadão deverá preencher um formulário eletrônico com informações como a data e o número de origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços. 

A ação acontece em meio ao alto número de denúncias e reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br. Nos últimos três anos, o total de ocorrências foi de 14.547.

Em decorrência, no início da semana, o ministério suspendeu a atividade de 180 empresas de telemarketing. As ações foram consideradas “abuso”, uma vez que as ligações ofereciam produtos ou serviços sem autorização dos consumidores. Tais abordagens foram, na maioria, realizadas com dados obtidos de maneira ilegal.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.