Casal acusa jovem negro de roubar bicicleta e é denunciado por racismo

Um jovem negro deu queixa de racismo contra um casal que o acusou no sábado (12) de ter roubado uma bicicleta no Leblon, bairro nobre do Rio de Janeiro. O instrutor de surfe Matheus Ribeiro estava esperando a namorada em frente ao shopping onde ela trabalha e havia ido buscar uma encomenda, quando foi alvo da desconfiança de desconhecidos e precisou provar que não é ladrão.

Com a bicicleta elétrica, que comprou há quatro meses, ele relembra o ocorrido: “Um casal veio me parar fazendo as seguintes perguntas: ‘você pegou aquela bicicleta ali agora, não foi?’ Aí veio a menina e falou: ‘é sim, essa bicicleta é minha, você pegou essa bicicleta ali, agora. É igualzinha à minha’. Eu falei: ‘não. Essa bicicleta aqui é minha, posso provar que é minha, tenho foto com ela, a chave que tá nela é minha’.

“O rapaz, não acreditando na minha resposta, pegou sem minha autorização o cadeado da minha bicicleta pra tentar abrir e foi só assim que eu consegui provar que a bicicleta era minha, porque a chave dele nem entrou no cadeado”, completa. Matheus chegou a gravar um vídeo do momento, e o caso viralizou nas redes sociais. 

Morador do Complexo da Maré, o rapaz é instrutor de surfe na praia de Ipanema. Na visão dele, “existe um racismo estrutural por eu ser acusado e sem eu nem entender a situação”.

As informações são do SBT News.