Cerca de 115 brasileiros já deixaram a Ucrânia rumo a países vizinhos

O ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou que cerca de 115 brasileiros conseguiram deixar a Ucrânia rumo a países vizinhos, principalmente Polônia e Romênia, com ajuda do Itamaraty.

Ainda segundo o governo, outros 70 brasileiros registrados na lista da Embaixada do Brasil na Ucrânia seguem no país e possuem interesse em deixá-lo. Estima-se que, antes do início da guerra, cerca de 500 brasileiros viviam em solo ucraniano.

Nesta quarta-feira (2), o ministro das Relações Exteriores Carlos França conversou sobre o conflito com o Alto Representante da União Europeia para Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell. De acordo com o Itamaraty, “os ministros concordaram quanto à urgência de cessar as hostilidades, preservar vidas e continuar as negociações diplomáticas. O Brasil defende soluções equilibradas, que considerem as preocupações de todas as partes envolvidas e conduzam à paz na região”.

A equipe da embaixada brasileira postou no Twitter uma foto logo que chegaram a cidade de Lviv, para onde foram após deixar a capital Kiev. Um centro de apoio e acolhimento está sendo montado. O grupo terá apoio de servidores do Itamaraty que trabalham na Polônia, país vizinho da Ucrânia.

Informações de SBT News