Chegada do frio: Santa Catarina registra neve e chuva congelada

A nova massa de ar frio atingiu o Brasil na última segunda-feira (16) e as temperaturas baixaram na maior parte das cidades pertencentes às regiões sul e sudeste. Na madrugada desta terça-feira (17), a primeira neve e chuva congelada de 2022 foi registrada em Santa Catarina, onde os termômetros marcaram entre -1ºC e 5ºC.

De acordo com Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, o grande diferencial do frio intenso em boa parte do país é o deslocamento da massa de ar polar que vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, que pode resultar em ventos acima de 100 km/h. Até esta manhã, as menores temperaturas foram registradas nos municípios de Bom Jardim da Serra (-2,4ºC), São Joaquim (-0,12ºC) e Urupema (1,38ºC).

No decorrer da semana, os termômetros devem registrar temperaturas abaixo dos 10ºC em São Paulo, Goiânia, Curitiba, Cuiabá, Campo Grande, Brasília e Belo Horizonte. O reflexo da massa de ar também deve ser sentido pelos moradores de Rio Branco, Porto Velho e Palmas, com temperaturas abaixo de 20ºC.

Informações de SBT News