Cheque especial: saiba o que é, como funciona e descubra uma forma de livrar-se dele de uma vez por todas 

Uma das linhas de crédito mais populares entre os brasileiros é, também, um dos principais motivos de endividamento. Por isso, entender como funciona o cheque especial é uma necessidade urgente no Brasil. 

Closeup of tired desperate young man student wears beige shirt coveres face by hands sitting at the table with laptop computer and notebooks isolated over white background

Levantamentos realizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que nos últimos anos mais da metade da população brasileira tornou-se inadimplente e o cheque especial está sempre entre as principais causas desse endividamento. 

O que é cheque especial? 

O cheque especial é uma linha de crédito pré-aprovado disponibilizado pelo banco desde a abertura da conta pelo cliente, mesmo que você não o tenha solicitado. E é justamente por essa facilidade de acesso que ele é tão perigoso e usado por tantos brasileiros. Apesar desse acesso facilitado, ele não deixa de ser uma forma de empréstimo, mesmo não dependendo de análises complexas, o que faz com que muitos não levem a sério os problemas que ele pode causar. 

Contudo, essa facilidade também faz com ele seja um dos juros mais altos do mercado brasileiro aumentando ainda mais a dívida de muitos. Essa forma de crédito também é conhecida por outros nomes: limite pré-aprovado, LIS e cheque azul são alguns deles. 

Como funciona o cheque especial? 

O cheque especial funciona como uma espécie de “empréstimo automático”. Quando você utiliza todo o saldo da sua conta bancária, de forma automática o banco empresta-lhe um valor aprovado previamente para que você possa continuar consumindo. Por exemplo: se você tem 100 reais em sua conta e paga um produto no valor de 200 reais, você estará utilizando 100 reais do valor disponível e essa quantia precisará ser devolvida com juros

Para entrar no cheque especial a pessoa não precisa solicitar crédito ou receber um contrato detalhado com todas as taxas e encargos, por isso, em geral, a contratação do mesmo é feita sem planejamento e esse é um dos principais motivos de muitas pessoas se endividarem com ele. 

Entrou no cheque especial e agora como livrar-se dele? 

Não é incomum que as pessoas entrem no cheque especial e, devido aos juros e taxas altíssimas, acabem aumentando cada vez mais o valor da sua dívida até chegar em um valor tão alto que torna-se impossível o pagamento.

Mas entenda que mesmo nesses casos existe um jeito, saiba que é possível negociar a sua dívida e quitá-la com até 70% de desconto. Basta procurar a Solução Financeira e com sua assessoria sair desse sufoco.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.