Cheque especial: saiba o que é, como funciona e descubra uma forma de livrar-se dele de uma vez por todas 

Uma das linhas de crédito mais populares entre os brasileiros é, também, um dos principais motivos de endividamento. Por isso, entender como funciona o cheque especial é uma necessidade urgente no Brasil. 

Levantamentos realizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que nos últimos anos mais da metade da população brasileira tornou-se inadimplente e o cheque especial está sempre entre as principais causas desse endividamento. 

O que é cheque especial? 

O cheque especial é uma linha de crédito pré-aprovado disponibilizado pelo banco desde a abertura da conta pelo cliente, mesmo que você não o tenha solicitado. E é justamente por essa facilidade de acesso que ele é tão perigoso e usado por tantos brasileiros. Apesar desse acesso facilitado, ele não deixa de ser uma forma de empréstimo, mesmo não dependendo de análises complexas, o que faz com que muitos não levem a sério os problemas que ele pode causar. 

Contudo, essa facilidade também faz com ele seja um dos juros mais altos do mercado brasileiro aumentando ainda mais a dívida de muitos. Essa forma de crédito também é conhecida por outros nomes: limite pré-aprovado, LIS e cheque azul são alguns deles. 

Como funciona o cheque especial? 

O cheque especial funciona como uma espécie de “empréstimo automático”. Quando você utiliza todo o saldo da sua conta bancária, de forma automática o banco empresta-lhe um valor aprovado previamente para que você possa continuar consumindo. Por exemplo: se você tem 100 reais em sua conta e paga um produto no valor de 200 reais, você estará utilizando 100 reais do valor disponível e essa quantia precisará ser devolvida com juros

Para entrar no cheque especial a pessoa não precisa solicitar crédito ou receber um contrato detalhado com todas as taxas e encargos, por isso, em geral, a contratação do mesmo é feita sem planejamento e esse é um dos principais motivos de muitas pessoas se endividarem com ele. 

Entrou no cheque especial e agora como livrar-se dele? 

Não é incomum que as pessoas entrem no cheque especial e, devido aos juros e taxas altíssimas, acabem aumentando cada vez mais o valor da sua dívida até chegar em um valor tão alto que torna-se impossível o pagamento.

Mas entenda que mesmo nesses casos existe um jeito, saiba que é possível negociar a sua dívida e quitá-la com até 70% de desconto. Basta procurar a Solução Financeira e com sua assessoria sair desse sufoco.