Colheita da 2ª safra de milho do Paraná começa de forma pontual, diz Deral

SÃO PAULO (Reuters) – A colheita da segunda safra de milho do Paraná começou de forma pontual no Estado que é o segundo produtor brasileiro do cereal, informou o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira, indicando que 1% da área está colhida.

REUTERS/Nacho Doce/File Photo

O ritmo está um pouco aquém do visto no ano passado, após problemas no plantio devido a uma primeira safra de soja atrasada. Em 25 de maio de 2020, o Paraná já tinha 2% da área de milho colhida.

“A colheita é bem pontual em áreas precoces ao sul. A colheita mesmo acontece a partir do final de junho…”, observou o especialista do Deral Edmar Gervásio.

Ele disse que as chuvas recentes registradas no Paraná, após um longo período de seca que causou perdas expressivas para a safra, não são um problema, considerando que a maior parte da colheita ocorre mais tarde.

“Não impactam (as chuvas), pois é muito pouco o volume de colheita”, disse.

Segundo dados do Deral, 7% da área de milho está em maturação, 41% em frutificação, 44% em floração e 8% em desenvolvimento vegetativo.

As condições das lavouras continuam sentindo os efeitos da seca, segundo os dados, que apontam apenas 22% das áreas em boa situação, 46% em média e 32% em ruim.

“Em relação às perdas, devemos ter uma visão mais clara nos próximos dez dias, quando será possível visualizar os impactos da chuva”, disse o especialista, ao ser questionado se precipitações recentes cessaram os danos.

Ao final de maio, o Deral reduziu sua estimativa de segunda safra de milho do Paraná para 10,3 milhões de toneladas, versus 12,23 milhões no relatório anterior.

O milho do Estado foi um dos mais afetados no centro-sul pela seca.

Nestas terça-feira, a consultoria AgRural voltou reduzir sua estimativa para a região do Brasil, para 60 milhões de toneladas, ante 65,1 milhões no mês anterior.

No caso do trigo, o plantio tem avançado no principal Estado produtor brasileiro do cereal, atingindo 71% da área projetada, e as condições das lavouras estão majoritariamente boas.

A safra de trigo do Paraná deverá atingir 3,8 milhões de toneladas, alta de 22% em relação ao ano anterior.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.