Com inflação em alta, vendas do Dia das Mães devem crescer só 2% este ano

A segunda data que mais movimenta o varejo, o Dia das Mães, está se aproximando, mas o segmento de lojas de shopping não está muito animado por conta da pressão inflacionária sobre os preços. De acordo com a ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), quase 130 milhões de brasileiros irão às compras ainda esta semana, o que deve corresponder a cerca de R$28 bilhões em vendas nos segmentos de serviço e comércio.

Foto: Reprodução

O setor de vestuário, calçados e acessórios, que costuma responder pela maior fatia das vendas no Dia das Mães, vai seguir liderando neste ano. Por um outro lado, os segmentos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, móveis e eletrodomésticos devem apresentar queda.

A culpa é da alta da inflação e das elevadas taxas de financiamento que mostram os preços dos produtos mais caros que no ano de 2021, segundo o levantamento da ALSHOP. Entre os brasileiros, 79% dos consumidores devem realizar uma compra neste período, mas a alta estimada ficará em torno de 2% estimam os pouco mais de 40.000 associados à entidade.

Mesmo com a alta de 2% nas vendas, o cenário econômico do país e a alta da inflação ainda preocupam os consumidores: 80% consideram que os preços dos produtos estão mais caros este ano. E se comparado com 2021, 37% dos consumidores pretendem comprar a mesma quantidade de produtos, 28% devem comprar mais e 17% pretendem comprar menos.

“Reparamos desde janeiro que o comércio vem enfrentando dificuldades para se reerguer mesmo com o fim das restrições por conta da pandemia. Notamos a partir de janeiro que a reação estava mais lenta e não acelerou desde então. O Dia das Mães e a expectativa não é muito otimista por conta da disparada da inflação e do endividamento das famílias que supera os 70%. De acordo com o levantamento que fizemos, entendemos que o consumidor vai celebrar, mas provavelmente o ticket médio será mais baixo ou muito parecido com o do ano passado”, comenta, Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da ALSHOP.

Entre os itens mais comuns para presentear nesta data estão os itens de vestuário, itens e cuidados pessoais como cosméticos e perfumes, calçados e por último eletrônicos, que já representaram uma boa fatia das vendas do Dia das Mães.

“Nos shoppings devemos ter alta nas vendas e movimentação nas praças de alimentação, sobretudo os restaurantes com salão próprio, mas em geral as vendas devem crescer gradativamente ao longo desta semana nos grandes centros de compra”, finaliza, Ildefonso.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.