Comissão discute cobrança de mensalidade por universidades públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza, nesta quinta-feira (2), uma audiência pública para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/19, que institui a cobrança, pelas universidades públicas, de mensalidade dos alunos de alta renda. Após o encontro, o texto ficará disponível para análise e votação dos parlamentares da Casa.

Foto: arquivo Agência Brasil

De acordo com os deputados Kim Kataguiri (União-SP), Tiago Mitraud (Novo-MG) e General Peternelli (União-SP), depois que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pautou a matéria, a discussão acerca do tema “ganhou contornos de debate nacional”, com manifestação de diferentes setores da sociedade. “Nesse sentido, propomos a ampliação da discussão acerca da PEC, trazendo à oitiva da Câmara a posição de especialistas na gestão da educação superior e de gestores de Universidades”, dizem.

Foram convidados para audiência de hoje o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Paulo Meyer Nascimento; o professor de Economia do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) Sergio Firpo; a coordenadora da Setorial de Educação do Movimento Livres, Alessandra de Paula; e a representante da Associação dos Reitores das Universidades Federais do Brasil (Afebras), Ludmilla Carvalho Serafim de Oliveira.

Na última sessão da CCJ da Câmara, Peternelli afirmou que os recursos disponibilizados por meio das mensalidades seriam utilizados para melhorias das instituições. “Se a pessoa pode pagar, ela pagando, o reitor vai ter recursos principalmente para investir em ciência, tecnologia e qualidade daquele ensino. O rico estaria pagando e o pobre que estiver lá não vai estar pagando, vai usufruir daquela proposta”, defendeu.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.