Corte francesa condena homem que deu tapa em Macron a 4 meses de prisão

Por Richard Lough e Dominique Vidalon

BFMTV/ReutersTV via REUTERS

PARIS (Reuters) – Um tribunal ordenou que o homem que estapeou o presidente da França, Emmanuel Macron, no rosto nesta semana cumpra uma pena de quatro meses de prisão, noticiou a BFM TV.

Damien Tarel, um entusiasta do manejo de espadas que está desempregado e se disse simpatizante da direita, atacou Macron quando este trocava apertos de mãos durante um encontro com o público na terça-feira.

A corte atribuiu a Tarel, de 28 anos, uma pena de 18 meses, mas 14 destes foram suspensos, relatou a emissora.

Mais cedo, Tarel disse ao tribunal de Valence, no sul da França, que agiu porque o presidente representa tudo que está podre na França, segundo o canal de notícias.

Tarel disse que, vários dias antes da visita de Macron à região do Drôme, no sul francês, pensou em atirar um ovo ou uma torta de creme no presidente, mas acrescentou que o tapa não foi premeditado.

“Acho que Macron representa muito bem a decadência do nosso país”, disse ele à corte, de acordo com a BFM TV. “Se eu tivesse desafiado Macron para um duelo ao por do sol, duvido que ele teria respondido”.

Macron descreveu o ataque como um incidente isolado, e disse que a violência e o ódio são uma ameaça à democracia. Seu gabinete não respondeu a um pedido de comentário sobre as colocações de Tarel na sala do tribunal.

Tarel enfrentava uma acusação de agressão contra uma autoridade pública, crime que implica uma pena máxima de três anos de prisão e uma multa de 45 mil euros.

Vestindo uma camiseta cáqui, Tarel gritou “Abaixo a Macronia” e “Montjoie Saint Denis”, o grito de guerra do Exército francês quando o país ainda era uma monarquia.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.