Aprendizado dos alunos da rede estadual durante a pandemia será avaliado

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte vai realizar no mês de maio a Atividade Paraná, uma prova para avaliar o aprendizado dos estudantes da Rede Estadual de Ensino durante o período da pandemia do coronavírus. Ela vai substituir, temporariamente, a Prova Paraná, que teve a última edição em fevereiro de 2020.

Foto: SEED

A atividade diagnóstica será aplicada para todos os alunos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, de forma online e impressa.

Para fazer a prova online, o estudante precisa fazer login no Google Classroom pelo aplicativo Aula Paraná. O link, que estará disponível no dia 12 de maio, vai direcionar o aluno para a plataforma na qual será aplicada a avaliação, do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAEd).

A prova terá duração de 2h30 e será composta por 44 questões de Língua Portuguesa e Matemática para o 6º ano e 52 questões para as demais séries. Neste dia não haverá aulas remotas dos professores pelo Google Meet e cada escola irá orientar os alunos sobre o horário da avaliação, que poderá ser feita das 8 horas às 21h30.

Aqueles que precisarem fazer a prova impressa, devem retirar o material na própria instituição de ensino, no dia 12 de maio. Esses estudantes devem fazer a devolução da avaliação até o dia 14 de maio. Nesta semana específica (de 10 a 14 de maio), não haverá retirada do kit pedagógico impresso.

Segundo o diretor de Educação da secretaria estadual, Roni Miranda, a avaliação não terá ranking, mas servirá para mensurar o desempenho e as principais dificuldades dos alunos neste período de aulas remotas.

“Aplicar as atividades agora em maio é fundamental para que a escola, o professor e a própria secretaria possam observar como está a aprendizagem dos estudantes nesse momento remoto, seja pelas aulas online ou material impresso. É essencial para traçar um planejamento tanto para 2021, quanto para 2022 e 2023. Por isso é importante que os estudantes participem”, explica.

Prova Paraná

A Prova Paraná é um instrumento de planejamento pedagógico para chegar com maior precisão aos conhecimentos que não foram desenvolvidos pelos estudantes. Foi criada há dois anos e teve três edições em 2019, além do Prova Paraná Mais, avaliação externa de aplicação anual que compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica Paranaense (SAEP).

Em 2020, foi aplicada apenas a primeira de três edições previstas, em fevereiro, e abrangeu todas as escolas estaduais, além de escolas de 398 municípios que aderiram ao programa. A edição envolveu mais de 1,2 milhão de alunos em todo o Paraná, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa.

As edições canceladas devido à pandemia previam mais disciplinas a serem diagnosticadas (de Ciências Humanas e da Natureza), o que deve ocorrer quando a Prova Paraná for retomada, bem como a participação de escolas municipais, que não fazem parte da Atividade Paraná 2021.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.