Aulas presenciais da rede estadual começam no dia 1º de março

Ontem, (09) a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte apresentou o cronograma do início do ano letivo e as medidas que estão sendo adotadas para garantir a segurança de alunos, professores e da comunidade escolar. Entre as novidades, estão o retorno presencial a partir do dia 1º de março, dentro do modelo híbrido, e um treinamento de sete dias para diretores e professores se adaptarem às mudanças de rotina.

Educação apresenta cronograma da rede estadual para volta às aulas, Secretario Educação Renato Feder, Gláucio Dias e Nestor Werner Junior. Foto Gilson Abreu/AEN

O ano letivo começa, efetivamente, no dia 18 de fevereiro, com um reforço escolar na rede estadual de ensino, para que seja possível rever os conteúdos prioritários apresentados aos alunos no formato online, em 2020. Esta reavaliação do aprendizado vai acontecer até o fim do mês por meio do Aula Paraná, disponível na TV aberta, YouTube, aplicativo e Google Classroom, além das atividades impressas.

No mesmo período, entre 18 e 28 de fevereiro, as escolas vão abrir para toda a comunidade escolar, com um espaço de treinamento para profissionais da Educação e acolhimento aos pais, responsáveis e estudantes, para melhor compreensão das medidas que serão adotadas dentro das instituições de ensino durante a pandemia.

A partir do dia 1º de março, começará o modelo híbrido, que funciona com parte dos alunos nas escolas de forma presencial e os demais em casa, acompanhando as aulas de maneira remota. O modelo será iniciado com os conteúdos que devem ser reforçados para desenvolver o nivelamento dos estudantes.

“Nosso plano já previa alguns dias de treinamento. Tivemos um pedido de mais de 2 mil diretores de mais alguns dias para prepararem as escolas com mais eficiência. Também temos a organização do transporte escolar nos municípios, cujo pagamento será antecipado neste mês. É um modelo seguro e com ensino moderno, com aulas híbridas e síncronas, com interação ao vivo. Consideramos que é prudente esperar até o dia 1º de março para diminuir ainda mais os riscos”, destacou o secretário estadual da Educação, Renato Feder.

Nos dias 18, 19, 22 e 23 de fevereiro, os gestores, professores, pedagogos, agentes educacionais e demais funcionários serão capacitados para a parte pedagógica e sanitária. Entre os dias 20 e 27 do mesmo mês, os pais poderão visitar os colégios para tirarem dúvidas.

Já entre os dias 24 e 26, seguindo escalonamento definido pelas escolas, os alunos serão recebidos para conhecerem as mudanças que vão acontecer em alguns momentos, como na entrada, saída e no intervalo. Eles também serão instruídos sobre como funcionará o modelo híbrido, seu revezamento e qual procedimento cada um deverá adotar. A atividade também vai acontecer via encontro pelo Google Meet, para aqueles não puderem comparecer presencialmente.

Modelo híbrido

Quando iniciar em março, o modelo híbrido funcionará de duas maneiras. Um deles é o síncrono, no qual um único professor dará a mesma aula tanto para os estudantes que estão em sala de aula, quanto para os que estão em casa, com transmissão pelo Google Meet. Esse modelo deve começar em cerca de 850 colégios e aumentará gradualmente conforme a instalação de pontos de internet rápida nas salas de aula.

Já os demais 1,3 mil colégios vão iniciar o modelo híbrido junto com o Aula Paraná. O estudante vai à escola presencialmente em uma semana e na outra acompanha o conteúdo de casa, pelos canais de ensino online (TV, YouTube, aplicativos), realizando atividades enviadas pelos professores.

Os alunos que não têm acesso ao celular ou televisão, terão prioridade na aula presencial e a orientação é para que eles não entrem no sistema de revezamento.

Adesão ao modelo

Iniciada no último dia 29 de janeiro, a adesão ao modelo híbrido pode ser comunicada às escolas de forma remota ou presencial. O termo de compromisso para o retorno presencial está disponível no site educacao.pr.gov.br e nos próprios colégios.

A adesão poderá ser feita a qualquer momento (até com as aulas em andamento), mas para definir o revezamento inicial serão consideradas as adesões feitas até o dia 18 de fevereiro. As que forem feitas posteriormente serão adequadas para as semanas seguintes.

Escalonamento

De acordo com a nova determinação da Secretaria da Saúde, em colégios onde não há conflito de turma dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental com o Ensino Médio em um mesmo turno, o modelo híbrido será iniciado no dia 1ºde março. Já onde existem os dois ensinos em um mesmo período, o Ensino Médio vai iniciar as atividades presenciais apenas no dia 8 de março, obedecendo ao escalonamento.

Segundo resoluções da Secretaria da Saúde, será vedada, em qualquer circunstância, a realização de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico, incluindo esportes coletivos, modalidades de luta, entre outras. A presença de casos suspeitos ou confirmados de covid-19 na comunidade escolar ou acadêmica, pode ocasionar cancelamento das atividades presenciais de forma parcial ou total.

Colaboração AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.