Estado ativa 126 leitos exclusivos para Covid-19 apenas em abril

O Paraná ativou 126 leitos exclusivos para atendimento Covid-19 neste mês de abril. Destes, 89 são UTI e 37 enfermarias. Ao todo, foram 11 ampliações em oito municípios. Somente nesta quarta-feira (28) 40 de UTI foram disponibilizados no Hospital Universitário de Londrina.

Rodrigo Felix Leal/AEN
Rodrigo Felix Leal/AEN

“Nestes 28 dias é como se o Paraná tivesse aberto um hospital de campanha com mais de 100 leitos para atendimento à doença. Esse esforço de ampliação segue a orientação do governador Ratinho Junior e o objetivo do Governo do Estado em não deixar nenhum paranaense desassistido”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, as ampliações não podem ser encaradas como justificativa para descumprimento de medidas de prevenção. “Enquanto toda a população não for vacinada, precisamos contar com a colaboração de todos no cumprimento de medidas de prevenção com relação à higiene e o distanciamento social. A disponibilidade de mais leitos não pode servir de argumento para o relaxamento de medidas”, afirmou.

MARÇO

Março deste ano foi o mês com mais ativações de leitos desde o início da pandemia. Foram 106 ampliações em 31 dias, somando 1.435 leitos, sendo 480 de UTI e 955 enfermarias.

“Entre fevereiro e março, com a circulação de novas cepas no Estado, tivemos um aumento significativo no número de casos e internamentos, e por isso precisamos reorganizar a rede hospitalar para prestar atendimento a mais pessoas do que a média que vinha sendo atendida”, explicou Beto Preto.

LEITOS EXCLUSIVOS

Dados da Regulação de Leitos Estadual mostram que nesta quarta-feira (28) o Paraná soma 4.663 leitos exclusivos Covid-19 – 1.898 leitos de UTI e 2.765 enfermarias. A ocupação dos leitos UTI é de 91% e dos leitos de enfermaria 71%.

Informações da Agência Estadual de Notícias.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.