Falta de liderança política efetiva atrapalha esforços contra Covid, diz Opas

(.)

Coronavírus em Porto Alegre

Por Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) – A falta de liderança política efetiva atrapalha os esforços para deter a pandemia de Covid-19 na América Latina, onde as infecções estão perigosamente em alta novamente, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nesta quarta-feira.

Enquanto Estados Unidos, Canadá e México estão relatando reduções gerais nos casos e mortes de Covid-19, as infecções novas estão aumentando no restante das Américas, disse a diretora da Opas, Carissa Etienne.

A Colômbia está relatando a taxa mais alta de infecções da América do Sul, onde os casos novos quase triplicaram em algumas regiões, e o Brasil está vendo um aumento de infecções novas e hospitalizações, disse ela.

Mas sem liderança efetiva, os países latino-americanos estão fracassando na reação à doença.

“Lamentavelmente, em toda a nossa região vemos a desinformação sobre a Covid-19 semear dúvidas sobre medidas de saúde comprovadas, muitas vezes no contexto de disputas políticas”, disse Etienne em uma entrevista coletiva.

“Ao atiçar polêmicas onde não existe nenhuma, nossos líderes estão enviando mensagens confusas ao público e se colocando no caminho de medidas eficazes para controlar o vírus.”

O mais preocupante é o Haiti, onde, apesar do aumento acentuado de casos, hospitalizações e mortes, medidas de saúde pública exigidas para deter a transmissão estão sendo amplamente ignoradas pela população, disse Etienne.

O Brasil lidera a região, tendo a maioria dos casos novos e mortes. Argentina e Colômbia vêm em seguida em número de infecções e mortes.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5118H-BASEIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.