No Paraná, 88,25% dos profissionais de saúde foram vacinados com a 1ª dose

Segundo estimativa do Programa Nacional de Imunizações (PNI), elaborado pelo Ministério da Saúde para organizar a distribuição das doses de vacinas contra a covid-19, no Paraná, há 303.026 profissionais da área da saúde. Até a tarde desta quinta-feira (25), 267.443 desses profissionais já receberam a primeira dose, o que equivale a 88,25% do total. A segunda dose foi aplicada em 129.222 profissionais, correspondendo a 42,64% do total.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A vacinação desse grupo foi a primeira a ser iniciada no Paraná, no dia 18 de janeiro, quando sete trabalhadores do Complexo do Hospital do Trabalhador receberam a primeira dose de Coronavac. A enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, 44 anos, foi a primeira pessoa vacinada do Estado.

A aplicação do imunizante começou com aqueles que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, mas o grupo dos profissionais de saúde inclui todos os trabalhadores que atuam na área, seja em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, unidades de pronto atendimento e unidades básicas de saúde.

Por isso, o grupo abrange todos os funcionários envolvidos no atendimento da população, como nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros. Além deles, todos os profissionais técnicos e auxiliares, como os dedicados à limpeza, cozinha e segurança também fazem parte do grupo.

Outros grupos

Confira como estão os outros grupos prioritários na vacinação: idosos acima de 60 anos institucionalizados (92,35% já receberam a primeira dose e 76,28% a segunda); população indígena (87,04% receberam a primeira dose e 74,04% a segunda); pessoas acima de 90 anos (64,19% receberam a primeira dose e 52,68% a segunda); idosos entre 80 e 89 anos (92,22% receberam a primeira dose e 15,17% a segunda).

Com relação às pessoas entre 75 e 79 anos, a primeira dose já foi aplicada em 74,1% do grupo. Já os idosos na faixa etária de 70 a 74 anos vacinados com a primeira dose são 12,23% do total. A segunda dose, nesses grupos, é pequena devido ao intervalo necessário para aplicação das vacinas: elas foram aplicadas, respectivamente, em 0,4% e 0,09% dos grupos.

Vacinas

Fabricada pelo Instituto Butantan e Sinovac, a vacina Coronavac deve ser aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias, para garantir a imunização. Até o momento, esta é a principal vacina recebida pelo Paraná em quantidade: foram 1.305.200 doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

A outra vacina aplicada pelo Estado é desenvolvida pela Universidade de Oxford/Astrazeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Neste caso, as duas doses devem ser aplicadas em um intervalo de 12 semanas. Foram 195.250 doses do imunizante recebidas pelo Paraná.

Colaboração AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.